segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cada um na sua casta...


Aqui no Ocidente é comum ouvirmos sempre alguém falar:"Olha fulano veio de família tão humilde e graças ao seu trabalho subiu na vida..." Bem , na Índia ouvir uma pessoa falar isso é muito raro,devido ao sistema de castas que foi criado há 2600 anos atrás por influência do hinduísmo.É verdade que nas grandes metrópoles indianas a ascensão social até é possível , mas não é rotineira. Já nos meios rurais ela praticamente não acontece . O sistema de castas é passado de geração para geração,se uma pessoa nasce na casta Vaishya por exemplo,assim como seus antepassados foram desta casta,seus filhos,netos,bisnetos e assim sucessivamente estarão incluídos na mesma casta.Da mesma forma,o casamento entre pessoas de diferentes castas são proibidos.

As quatro castas fundamentais , foram divididas de acordo com a estrutura do corpo de Brahma,o Deus supremo.Assim as quatro castas (que deram origem a todas as outras)representam sua boca,seus braços,suas coxas e seus pés.Essas são as quatros principais castas que são representados na gravura acima em torno do Deus Ganesha:

1 - BRAHMIN -Representa a boca de Brahma.Constituem a casta mais alta , formada por cerca de 15% da população.Trabalham como sacerdotes , filósofos e professores.Só eles podem organizar os cultos,quando transmitem os ensinamentos sagrados ao povo.

2 - KSHATRIYA - São os militares e governantes,que teriam vindo dos braços da divindade.Devem obediência aos brâmanes,mas muitos se rebelam ao longo da História.

3 - VAISHYA - Destinada à produção , é a classe de comerciantes e agricultores,que formariam as coxas sagradas.Foram os Vaishya que deram origem ao maior número de castas.

4 - SHUDRA - Artesãos , operários e camponeses ,formam a força de trabalho da comunidade, e por isso são considerados os pés de Brahma.Até recentemente não podiam ouvir os ensinamentos sagrados.

Mesmo depois que a separação rígida foi rejeitada pela constituição do país (aprovada em 1950),essa estrutura continua fazendo parte do cotidiano da Índia moderna.

Existe também os PÁRIAS que são chamados de "poeira sob os pés' , esses não pertencem a nenhum grupo...( Mas isso requer um novo tópico,em breve...)

4 comentários:

  1. Muito bem explicado!!!!Acabei de ver a novela e não entendi muito, ae fui na net e achei aqui!adorei!Vai postar alguma coisa sob os párias?tomara que sim!bjo!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Guilherme

    Que bom ver que a semente dos blogs está germinado em ti. Muito bom o seu trabalho e a proposta também é muito legal. Continue escrevendo sempre com o coração, do seu jeito independentemente do que digam as pessoas.

    Continue sendo essa pessoa legal que você é.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Que legal esse blog,me ajudou a entender sobre a cultura indiana!!!valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. máh tri q éh o blog...
    ajudou no trabalho podre da aula podre de história podre..

    ResponderExcluir